1982, o começo de
tudo - uma empresa chamada Nintendo, que fabicava o
console Odyssey e cartuchos para Atari 2600, resolveria
então criar um video-game,
através de Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi. O projeto
começara no papel. Esses dois gênios do mundo dos games
(Hiroshi Yamauchi é hoje o presidente da Nintendo Co., Ltd.) queriam
simplesmente criar um console que revolucionasse o mundo dos
video-games. Não só queriam como conseguiram. Masayuki e
Hiroshi gastaram muito tempo para criar o NES, juntamente
com inúmeros engenheiros da Nintendo.
Para você teruma idéia, a princípio Hiroshi e Uemura queriam fazer uma máquina com uma CPU de 16 bits - se eles tivessem feito isso , nunca o megadrive teria roubado a cena em 1989 - , mas chegaram a conclusão que isso sairia muito caro tanto para
eles quanto para os consumidores, resultando então em uma
CPU de 8 bits, que foi o suficiente para empolgar e
alegrar milhões de pessoas. Se criava, então, uma CPU chamada 6502,
customizada de Motorola, com 8 bits de processamento, boa e
barata, que era utilizada na época por arcades e os computadores norte-americanos Apple.
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Nintendo NES |
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Essa CPU não podia fazer todo o trabalho gráfico sozinha. Foi criada
então a PPU (Picture Processing Unit), sendo
mais explícito, a Unidade de Processamento Gráfico, isto é, o hardware
que auxiliava a CPU 6502 no seu processamento gráfico. A
resolução gráfica era de 250x240 pixels. Nascia o Family
Computer, ou Nintendo Entertainment System. O Famicom
chegou ao mercado japonês em julho de 1983, e o NES em agosto de 1985 nos EUA.
Existiam no mundo dois padrões de
Nintendo, o americano e o Japonês (Famicom), na prática, a
diferença básica entre eles era o encaixe dos cartuchos de jogo.
O sistema americano utilizava cartuchos com conectores de 72
pinos, enquanto que no sistema japonês utilizava 60 pinos,
mas era possível a utilização de jogos dos dois sistemas
em qualquer console, através do uso de adaptadores. Um
cartucho de NES tem capacidade de armazenamento de 4
Megabits (512 Kilobytes); porém chips inclusos nos cartuchos
podiam até aumentar o tamanho do jogo.
O Nintendo Entertainment System (NES), é um dos
melhores, senão o melhor, sistema de video-game da
história, com uma lista de mais de 700 jogos, onde muitos
se tornaram clássicos e tiveram versões para sistemas mais
sofisticados. É, sem dúvida, um sistema que nunca será
esquecido. Foram vendidos aproximadamente 62 milhões de aparelhos
ao redor do mundo e 30 milhões só em países asiáticos, onde é
conhecido por Famicom (Family Computer). Foram cerca 500
milhões de cartuchos vendidos no mundo.
1984
- O NES é apresentado oficialmente aos americanos na
Consumer Eletronics Show 84, com 25 jogos oficialmente anunciados,
cercado de acessórios e com pinta de equipamento de informática.
O público torceu o nariz. Na CES seguinte, o
aparelho reapareceu completamente redesenhado, simplificado
(sem aquela parafernália toda) e já com o nome de Nintendo
Entertainment System. A aceitação foi melhor - se já foi
boa em 1984, e agora em 1985?! Para colocá-lo no mercado
americano, a Big N decidiu lançá-lo primeiro em Nova York, o
verdadeiro pólo-comercial dos EUA. A empresa desenvolveu
um paciente trabalho com as lojas, batendo de porta em
porta, até convencer que o NES seria um sucesso.
Fonte : http://i16games.com/joomla/index.php?/Menu-Plataforma/nintendo-nes.html
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